O PROPÓSITO DOS EXERCÍCIOS CORPORAIS NO TREINAMENTO DE ALTA FREQUÊNCIA


Os exercícios físicos aplicados em sala de aula na prática do Treinamento de Alta Frequência têm várias funções, como por exemplo, desintoxicar, alongar, fortalecer, centrar, remover rijidezes musculares, desbloquear e harmonizar os chakras, melhorar o desempenho físico, mental e emocional, sempre com a intenção de elevar a frequência vibracional do organismo.


Este post vai focar especialmente na questão dos exercícios voltados para a remoção dos bloqueios musculares, sendo esta a chave para o sucesso do treino. As técnicas aplicadas no Treinamento de Alta Frequência com esta finalidade têm por base as idéias do médico, psicanalista e cientista natural Wilhelm Reich (1897/1957), que demonstrou como os traumas emocionais e psíquicos se refletem no corpo através de enrijecimentos musculares, que se cristalizam formando algo similar a couraças, que limitam a capacidade de expressão e ação do ser. Segundo Reich, a couraça muscular é uma espécie de armadura de tensão, que impede o fluxo energético e biológico, e se forma como uma defesa contra os perigos do mundo externo e interno. É precisamente a soma das não liberdades da pessoa, resumo de tudo que pretendeu fazer e lhe foi proibido, de tudo que não pretendia fazer e lhe foi imposto, e constitui claramente uma restrição à mobilidade psíquica da personalidade.


A tensão muscular, especificamente, é fruto de uma intrincada e complexa cadeia fisiológica, que tem como “botão detonador” as respostas emocionais. Essa tensão tende a se acumular em determinadas partes do corpo como o pescoço, ombros e quadris. A soma das tensões musculares adquiridas desde a infância se manifesta fisicamente em forma de “couraças musculares”, termo cunhado nos anos 1930 por Wilhelm Reich.


Reich desenvolveu o conceito dos 7 segmentos, que também pode ser correlacionando ao sistema dos 7 chakras, mostrando que quando há bloqueio energético nesses segmentos, tais tensões se estabelecem no corpo em sentido transversal, formando anéis de couraça. Os 7 segmentos correspondem aos 7 anéis de couraças musculares: Ocular / Oral / Cervical / Torácico / Diafragmático / Abdominal / Pélvico.

Fale conosco por e-mail